Como funciona o tratamento não cirúrgico das doenças da coluna?
- Henrique Lampert
- 3 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

Medicações
Vários tipos de medicações podem ser utilizados no tratamento dos problemas da coluna. A escolha depende do tipo de dor, intensidade dos sintomas, efeitos colaterais e limitações ou contra-indicações para cada paciente. Analgésicos - São remédios específicos para controlar a dor. Sua função não é curar o problema, mas apenas aliviar os sintomas dolorosos. Existem vários tipos, desde medicações de uso comum até remédios potentes, de uso restrito a ambiente hospitalar. A maioria dos tratamentos utiliza pelo menos um analgésico, associado às outras medicações. Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) – Tratam a dor e também a inflamação dos tecidos. Tem poder analgésico médio. Em doses adequadas costumam ser bem tolerados, mas o uso excessivo ou sem controle pode trazer vários problemas graves. Corticóides - São medicações com grande poder anti-inflamatório, porém com mais contra indicações e efeitos colaterais, principalmente se utilizadas por períodos longos. Relaxantes musculares - Reduzem as contraturas musculares, que costuma ser um dos fatores envolvidos na dor. A maioria das medicações é segura, mas pode causar alguma sedação. Estabilizadores nervosos - São medicamentos bastante específicos, na maioria desenvolvidos originalmente para o tratamento de convulsões e utilizados principalmente em dores originada por lesões nos nervos. Seu uso é restrito a poucos casos. Antidepressivos - Alguns antidepressivos são utilizados no tratamento de dor crônica, tanto por seu efeito no humor como também por uma ação analgésica própria.
Fisioterapia
É um dos tratamentos mais comuns para as dores nas costas. Nas lombalgias agudas ela pode acelerar a recuperação e o retorno às atividades normais. Nos casos crônicos, a fisioterapia tem função no controle da dor e na manutenção da atividade física, que é vital para estes pacientes. Além disso, a fisioterapia tem um papel importantíssimo na reabilitação dos pacientes submetidos a cirurgia. A fisioterapia engloba uma série de técnicas baseadas na aplicação de meios físicos para recuperação do paciente, com ou sem a utilização de aparelhos, incluindo desde a aplicação de calor até técnicas especiais de reforço muscular. O tratamento mais adequado é prescrito pelo fisioterapeuta, com base nos problemas e necessidades do paciente e nas informações prestadas pelo médico
Acupuntura
Antigamente a acupuntura era vista como algo exótico e misterioso, um segredo exclusivo de mestres orientais. Nas últimas décadas, ela ganhou reconhecimento na medicina ocidental e se transformou em uma modalidade de tratamento muito utilizada. A acupuntura deve ser praticada por pessoas especializadas, geralmente anestesiologistas, fisiatras e fisioterapeutas. A colocação das agulhas em pontos específicos faz com que o corpo libere substâncias naturais que ajudam a controlar a dor. Isso é especialmente útil nas dores musculares, contraturas e vários tipos de dores crônicas. A colocação das agulhas pode ser associada a estimulação por calor ou eletricidade, para tornar o tratamento mais eficaz.
Pilates
É um método de controle muscular, realinhamento postural e alongamento corporal, desenvolvido por Joseph Pilates na década de 20 e que vem ganhando reconhecimento mundial principalmente desde os anos 90. As aulas de Pilates utilizam principalmente exercícios de solo e acessórios como bolas ou equipamentos especiais de mecanoterapia, de forma que o impacto e a carga nas articulações são muito reduzidos. Também é dada muita atenção ao reforço, alongamento e equilíbrio da musculatura do tronco. Atualmente o Pilates é uma técnica reconhecida na prevenção, tratamento e reabilitação de problemas da coluna vertebral.
RPG - Reeducação Postural Global
É um método fisioterapêutico para tratamento das desarmonias do corpo, criado na França em 1981 por Philippe Souchard, após pesquisas em biomecânica. A RPG consiste em ajustes posturais, alongamento e reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura. É útil em pacientes com dor e problemas posturais. Quiropraxia
A quiropraxia uma técnica que visa conseguir alívio da dor e melhora da postura por manipulação vertebral. É uma especialidade muito difundida nos Estados Unidos, mas ainda em fases iniciais no Brasil. A manipulação tem-se mostrado útil para acelerar a melhora de quadros agudos de lombalgia e dor cervical, bem como para tratar as crises que ocorrem nos quadros de dor crônica.